Batata yacon tem sabor doce e pode ser consumida crua
03/08/2025
(Foto: Reprodução) Batata yacon tem sabor doce e pode ser consumida crua
TV TEM/Reprodução
O trator passa e deixa a terra bem solta. É assim que começa o trabalho para colher a batata yacon, uma raiz diferente, que tem gosto de fruta e propriedades funcionais que caíram no gosto de muitos consumidores.
Em uma lavoura de Piedade (SP), a colheita é feita com muito esforço e cuidado. É preciso arrancar cada tubérculo sem danificar a pele fina e delicada. O trabalho começa cedo e reúne toda a família, que fica o tempo que for necessário na roça.
A yacon é plantada diretamente no solo e se adapta bem ao clima do interior de São Paulo. O ciclo é longo: a colheita acontece cerca de seis meses após o plantio, mas, segundo os produtores, ela pode ficar na terra por até um ano sem perder qualidade, o que dá mais flexibilidade para o agricultor planejar sua logística de colheita e venda.
A batata tem polpa crocante, adocicada e lembra o sabor da pera. A casca é fina e, diferente de outras batatas, ela não cresce em ramas, mas a partir de rizomas, que são caules que se desenvolvem debaixo da terra.
Hoje, Piedade é o maior polo produtor de batata yacon do país. Após a colheita, a raiz passa por uma lavagem cuidadosa para tirar o excesso de terra. Depois, é seca e embalada para ser enviada às centrais de abastecimento.
De lá, segue para supermercados e feiras em diversas regiões do Brasil, onde chega ao consumidor final como uma alternativa saudável e funcional — consumida crua, em saladas ou até em sucos.
Veja a reportagem exibida no programa em 03/08/2025:
Batata yacon tem sabor doce e pode ser consumida crua
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo